Foto: CNN Brasil (Reprodução)
Um terremoto de magnitude 6 atingiu a região leste do Afeganistão, próximo à fronteira com o Paquistão, na noite de domingo (31), deixando ao menos 800 mortos e cerca de 2,8 mil feridos. O tremor foi registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) a 27 km da cidade de Jalalabad, na província de Nangarhar.
Conforme informações da CNN Brasil, o abalo ocorreu às 23h47, no horário local, a uma profundidade de 8 km, considerada rasa por especialistas. Por isso, a intensidade foi sentida de forma mais forte. O USGS estima que quase meio milhão de pessoas tenham percebido os tremores.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com Zabihullah Mujahid, porta-voz do Talibã, o terremoto causou vítimas fatais e prejuízos materiais em várias províncias. Ele afirmou que equipes de resgate, autoridades locais e voluntários trabalham para auxiliar os afetados, com reforço vindo da capital e de regiões vizinhas.
Pouco após o tremor principal, a região foi atingida por dois abalos secundários: um de magnitude 4,5 e outro de 5,2 ambos a 10 km de profundidade. Um alerta laranja foi emitido pelo sistema Pager, do USGS, que prevê risco elevado de perdas humanas e econômicas.
“É provável que haja vítimas significativas e o desastre tem potencial para se espalhar”, informou o órgão.
Moradores de cidades distantes, como Cabul, a mais de 160 km do epicentro, relataram à imprensa internacional que prédios balançaram e muitas pessoas correram para as ruas com medo de desabamentos.
O país já havia enfrentado outro forte terremoto em outubro de 2023, quando mais de 2 mil pessoas morreram após um tremor de magnitude 6,3 atingir o oeste do Afeganistão.